Muitas empresas não conhecem ou não dão a devida importância no relacionamento a longo prazo com seus clientes, muitas das vezes se preocupam apenas com o número de vendas e objetivos individuais.
Neste ponto nós da ffteen design entramos pra explicar e aplicar sobre o marketing de relacionamento e como usar essa poderosa ação para engajar equipes, gerar resultados, agregar mais valor a experiencia que seus clientes tem com sua empresa.

É difícil ser convencido a comprar algo que não conhecemos, principalmente se a comunicação for fria e não estabelecer nenhum tipo de conexão, nenhuma empatia.

Por que devo investir em relacionamentos?

O relacionamento ou o marketing de relacionamento visa a conexão de pessoas com pessoas. Assim como um relacionamento entre um casal, ela precisa ter empatia, acreditar e o principal que nós da ffteen design sentimos, é sonhar o sonho do outro. Literalmente viver a vida do outro. Quando você sente as dores do seu cliente, você imediatamente sabe qual a solução para aliviar isso.
Como em todos os relacionamentos o melhor combustível e diferencial é a experiencia positiva que existe nisso. Quando você passa a focar em se relacionar, ver seu cliente como uma pessoa que precisa de atenção e uma solução verdadeira, você da a ele o seu melhor e é exatamente isso que ele está esperando, viver essa experiencia de ter alguém pra compartilhar a carga e encontrar uma solução para a vitória.

 Fidelizar e engajar são as palavras chaves para quem quer colher bons resultados.

Mas como fazer isso nos dias de hoje?

  1. Ouça seu clientes
  2. Seja franco com seu cliente
  3. Ofereça o que realmente ele precisa naquele momento (não adianta você vender uma ferrari a ele porque é mais cara, se ele roda sempre em um chão de terra. Neste caso o melhor seria um JEEP).
  4. Venda aquilo que você vive, assim você se torna autoridade no assunto e seu cliente sentirá mais confiança em você.
  5. Ajude pessoas, não tente vender um produto. Oferte uma solução.

Quais ferramentas posso usar?

1. Redes Sociais
As redes sociais hoje são uma das melhores ferramentas de divulgação, sendo um canal direto de comunicação. Assim através dela se relacione, esta é a principal função delas e não vender.

2.Conteúdo para o cliente
Conteúdo é a melhor ferramenta de você divulgar e mostrar a educação de seu negócio. Dedique parte de seu dia, conversando com seu cliente ou escrevendo um artigo interessante por exemplo.

Você pode divulgar esse conhecimento através de:

  • Blog: Um blog em seu site, além de gerar conteúdos valiosos, irá ajudar o site ranquear melhor nos mecanismos de busca, como o mais famoso GOOGLE por exemplo. Quanto mais você públicar conteúdos próprios em seu site, mais o google dará relevância de autoridade para você e seu site.
  • Vídeos: Nem todo mundo gosta, mas uma coisa é fato, todo mundo assiste ou pelo menos ouve um vídeo de algum conteúdo em seu dia a dia. Você pode gravar e colocar nas redes sociais, youtube, IGTV, Stories… enfim canais para este tipo de mídia é que não falta.
    Peca a vergonha e va se relacionar através das câmeras também.
  • Newsletter: Este é o queridinhos das equipes de marketing, pois é a melhor ferramente para manter sua empresa sempre lembrada na cabeça de seus clientes. Assuntos com conteúdo rico e rápido sempre serão bem visto por eles.

3. Programas de fidelidade
Crie campanhas de fidelidade e presenteie quem te prestigia

4. Crie uma experiencia diferente de que seus concorrentes estão habituados. Você não precisa inventar, apenas coloque seu DNA naquilo que já faz.

Concluímos que o relacionamento oferece um crescimento saudável para seu negocio, é necessário um esforço de ambas as partes. Não se relacione apenas com os clientes, mantenha uma relação saudável primeiro com seus colaboradores, eles são o DNA de sua empresa também.
O marketing de relacionamento visa divulgar seu negocio e melhorar a percepção das pessoas sobre sua empresa.

Quando você assume dividir o problema com seu cliente, eles ficam mais confiantes e isso os encorajam a vencer.

Importante!

Depois que estas estratégias forem colocadas em prática, crie uma pesquisa de satisfação e mensure todas as suas ações.